travessa laurinda: diagnóstico socioambiental, participativo e propositivo

O projeto TRAVESSA LAURINDA – Conhecer e Desenvolver consiste em uma ação-piloto na Travessa Laurinda, no Morro do Alemão, favela do Complexo do Alemão (CPX), idealizado pelo Instituto Raízes em Movimento, para a construção de um diagnóstico socioambiental propositivo, alinhavando diretrizes para futuras Intervenções na área, através da articulação e participação ativa das moradoras(es) da região e das organizações locais do Complexo do Alemão no processo. Esta ação-piloto integra o Programa Intervenção Urbana, Integrada Socioambiental e Climática, que tem como foco principal o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) de localidades em Favelas de alta vulnerabilidade física e social. Esta ação-piloto é um projeto que contém algumas ações iniciais  dentro de um Programa com várias linhas de intervenção construídas sob a lógica do Desenvolvimento Local, financiado pelo CAU-RJ e com a participação de variados atores (universidades, grupos locais, poder público), visando uma governança inovadora.

Realizado no âmbito do Plano de Ação Popular do CPX, é importante ressaltar que a iniciativa foi contemplada com o “Prêmio Periferia Viva”, oferecido pela Secretaria Nacional das Periferias. Este reconhecimento ressalta a importância e o impacto positivo do trabalho realizado em prol da comunidade do Complexo do Alemão.

A Travessa Laurinda, localizada no coração do CPX, é uma região que enfrenta sérios problemas de degradação ambiental e social, impactando diretamente a qualidade de vida dos seus habitantes e a saúde de toda a comunidade. Por meio de um questionário detalhado e conversas profundas com os moradores, pudemos coletar informações valiosas que agora estão organizadas neste livro.

Ao longo das páginas desta publicação, você encontrará análises aprofundadas sobre as condições de moradia, acesso a serviços básicos, questões ambientais e de segurança, bem como as perspectivas e demandas dos moradores para a melhoria da Travessa Laurinda e do CPX como um todo.

Clique na imagem

Este livro não apenas apresenta um diagnóstico preciso da realidade vivida nessa região, mas também serve como um instrumento de conscientização e mobilização para a promoção de mudanças positivas. Nosso objetivo é dar voz aos moradores e contribuir para a construção de soluções efetivas e sustentáveis que beneficiem toda a comunidade.

Nada seria possível sem a participação das pessoas que moram na Travessa Laurinda que generosamente compartilharam suas histórias, desafios e esperanças conosco. Portanto, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos.  Este livro é dedicado a vocês, e esperamos que ele seja uma ferramenta útil na busca por um futuro mais justo e digno para todos(as).

Acesse o livro (pdf)

Imagem: Lorena Barbosa

Favela Viva.

Autores:

David Amen

A narrativa envolvente acima é trazida até você pela dedicada equipe do Instituto Raízes em Movimento. Como apaixonados defensores do fortalecimento comunitário, compartilhamos histórias autênticas e experiências inspiradoras do Complexo do Alemão, promovendo a conexão e compreensão entre as pessoas. Juntos, celebramos a resiliência, a esperança e o espírito vibrante desta comunidade incrível. Convidamos você a explorar mais sobre o nosso trabalho e a se juntar a nós nessa jornada de transformação

Tags •

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

É DAR MIL PASSOS PARA TRÁS ESSA TAL PEC das drogas

A Proposta de Emenda Constitucional 45 (PEC45), votada no Senado Federal em 16 de abril de 2024, representa um grave retrocesso aos direitos humanos e às conquistas sociais alcançadas no Brasil no que diz respeito às discussões sobre legalização das drogas.