“caravana das periferias” passou novamente pelo cpx

No último dia 19 de março, o Complexo do Alemão recebeu a ilustre visita do Secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões, em mais um evento marcante da Caravana das Periferias, organizado pela sua secretaria. A atividade teve início com uma significativa caminhada partindo da sede do Raízes em Movimento em direção a pontos considerados de risco (principalmente na Lagoinha), identificados previamente pela Associação de Moradores do Morro do Alemão.

Junto ao Secretário Guilherme, estavam presentes o Secretário de Habitação, Patrick Corrêa, representantes da Secretaria de Ambiente e Clima, assim como diversas representações da sociedade civil que vieram de diferentes regiões e favelas do Rio de Janeiro (Queimados, Rocinha, Vila Vintém, Rio das Pedras, Manguinhos, entre outras). O propósito dessa reunião era abordar questões importantes e urgentes que afetam as comunidades locais.

Após a caminhada, o encontro se consolidou na laje da Casa Brota, onde ocorreu um diálogo franco e aberto entre as lideranças locais e os representantes do poder público. Nesse espaço, as vozes das favelas ali bem representadas puderam ser ouvidas, suas demandas compreendidas e suas propostas consideradas. É nítido o respeito que o secretário tem por cada história ali explanada.

A presença maciça de autoridades e da sociedade civil demonstra um compromisso conjunto em buscar soluções e melhorias para as periferias do Rio de Janeiro, fortalecendo o diálogo e a colaboração entre todos os envolvidos. Essa iniciativa representa um passo importante na construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Foto: Lorena Barbosa

Favela Viva.

Autores:

David Amen

A narrativa envolvente acima é trazida até você pela dedicada equipe do Instituto Raízes em Movimento. Como apaixonados defensores do fortalecimento comunitário, compartilhamos histórias autênticas e experiências inspiradoras do Complexo do Alemão, promovendo a conexão e compreensão entre as pessoas. Juntos, celebramos a resiliência, a esperança e o espírito vibrante desta comunidade incrível. Convidamos você a explorar mais sobre o nosso trabalho e a se juntar a nós nessa jornada de transformação

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

É DAR MIL PASSOS PARA TRÁS ESSA TAL PEC das drogas

A Proposta de Emenda Constitucional 45 (PEC45), votada no Senado Federal em 16 de abril de 2024, representa um grave retrocesso aos direitos humanos e às conquistas sociais alcançadas no Brasil no que diz respeito às discussões sobre legalização das drogas.