O projeto MULHERES NA LINHA DE FRENTE é uma iniciativa comprometida com a promoção da participação ativa das mulheres no Complexo do Alemão. É realizado pelo Instituto Raízes em Movimento e articulado com outras organizações de referência no território que atuam diretamente com o público alvo. A materialização desse projeto representa um passo importante, sobretudo como incidência política muito bem configurada no Plano de Ação Popular do CPX, base de todo esse trabalho.
Uma das partes fundamentais é o curso de formação política, meticulosamente desenvolvido para orientar as mulheres na elaboração de políticas públicas. A primeira ação foi nesse sábado, quando o MEAA abriu suas portas para uma conversa sobre a importância dos Conselhos Tutelares nos territórios populares. Esta formação visa dotar as participantes com as habilidades e conhecimentos necessários para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, garantindo que suas vozes sejam ecoadas com força e suas demandas mais urgentes sejam atendidas de forma qualitativa.
Pensando em trabalhar com um cenário de expressão e manifestação artística, o projeto oferecerá uma oficina de fotografia envolvente, composta por dez encontros, culminando em uma tocante exposição de fotografia física e virtual. Esta exposição, a ser inaugurada no evento “Circulando”, no Complexo do Alemão, em dezembro deste ano, celebrará as perspectivas únicas e os talentos das participantes envolvidas no projeto a partir dos seus olhares, vivências e principais referências no contexto da luta por direitos para mulheres faveladas.
Como resultado direto da formação, o projeto também trará uma intervenção urbana através de colagens lambe-lambe, destacando os retratos e montagens visuais de mulheres inspiradoras. Esta intervenção não apenas transformará o espaço urbano, mas também transmitirá uma poderosa mensagem de empoderamento e solidariedade com todas aquelas que, de alguma forma, se doam ou se doaram para a ação, aquelas que estão no front das principais batalhas.
Além de suas atividades práticas, o projeto “Mulheres na Linha de Frente” também se compromete a contribuir para o Plano de Ação Popular do CPX através de uma pesquisa dedicada à coleta de dados sobre projetos e políticas públicas destinados às mulheres no Complexo do Alemão. Esta pesquisa fornecerá informações valiosas para orientar futuras iniciativas e garantir que as necessidades das mulheres sejam atendidas de maneira eficaz.
Um ponto importante para mencionar é que o financiamento para a execução desse projeto vem de um edital público do “Fundo Canadá para iniciativas locais”, que recebeu mais de 200 inscrições no Brasil inteiro e selecionou 10 propostas para aporte do recurso disponibilizado. Há, por parte de toda equipe, um entusiasmo enorme com o potencial transformador do projeto, e muita ansiedade para testemunhar o impacto duradouro que terá nas vidas das mulheres no Complexo do Alemão.
Autor:
David Amen Cria do Complexo do Alemão, jornalista, grafiteiro, ilustrador e videomaker. Co-fundador do Raizes em Movimento. Coodernador de comunicação do projeto Memórias Faveladas.