juventudes em movimento

Juventudes em Movimento foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), realizado em parceria com o Instituto Raízes em Movimento, com o financiamento do IDRC (International Development Research Centre) – uma organização canadense que apoia o tema da juventude em iniciativas por todo o mundo. Iniciado no final de 2018, o projeto teve como objetivo principal identificar as condições de vida e os direitos de cidadania nas 13 favelas do Complexo do Alemão. 

A pesquisa foi feita em diferentes pontos do Alemão, sempre por meio de questionários. A intenção era pensar as(os) jovens no contexto mais amplo em que vivem, por isso a pesquisa foi realizada com moradoras e moradores de todo o Complexo do Alemão, identificando o estado dos direitos humanos para todas e todos que vivem ali.

O projeto realizou, além da pesquisa, rodas de diálogos e seminários temáticos com discussões sobre a participação das juventudes e seus processos de engajamento sobre as questões de gênero nas relações e nas instituições e sobre as formas e os usos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Complexo do Alemão.  Outros encontros, mais gerais, foram voltados ao debate de dados e indicadores de cidadania apurados na pesquisa participativa, com iniciativas e ações das organizações existentes no Alemão, levando assim a uma ampla discussão sobre o que foi apontado em termos de efetivação ou violações de direitos.  Outra finalidade é consolidar com essas organizações e iniciativas locais uma Rede de Cidadania Ativa do Alemão e criar um Fórum amplo de discussão e, com base em reflexões e demandas coletivas, montar um Plano de Ação com o máximo de engajamento possível. 

Ao término do projeto um dos produtos finais foi uma publicação virtual com os dados apurados na pesquisa e um vídeo com depoimentos das participantes:

1. Publicação

2. Vídeo final

Autor:

David Amen Cria do Complexo do Alemão, jornalista, grafiteiro, ilustrador e videomaker. Co-fundador do Raizes em Movimento. Coodernador de comunicação do projeto Memórias Faveladas.

Tags •

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados