O Vamos Desenrolar busca criar um espaço horizontalizado de troca de ideias, que torne possível, por um lado, a produção de um conhecimento novo e desierarquizado; e, por outro, permite a expressão da memória incorporada em pessoas que são moradoras do Complexo do Alemão, mas também da cidade do Rio de Janeiro.
Trata-se de rodas de conversas em praça pública e com microfone aberto – inclusive, para quem estiver passando na rua – cuja discussão é dinamizada por pesquisadoras(es) – a partir de sua produção acadêmica – e moradoras(es) do Complexo do Alemão – a partir de sua experiência e conhecimento técnico. Em um esquema que foge da forma acadêmica, pois os dinamizadores não detêm o monopólio da fala, mas ela é democratizada entre os participantes da roda de conversa. Na temática do meio ambiente, ainda faremos intervenções concretas no espaço da roda de conversa, Praça Verde do Alemão. Tudo registrado em relatoria, fotografia e vídeo.
Moradores das Favelas, sobretudo do Complexo do Alemão e, por um lado, jovens, de modo a reforçar os laços de pertencimento do lugar por conhecer outras versões da história do lugar em que vive, por outro, pessoas mais antigas que se reconhecem nessa própria história contada. Mas também visamos funcionários públicos locais, em particular, professores, de modo a produzir conhecimento que podem subsidiar aulas e políticas públicas. Por fim, é um espaço aberto para qualquer pessoa que se identifique ou esteja engajada com os temas discutidos. |
Autor:
David Amen Cria do Complexo do Alemão, jornalista, grafiteiro, ilustrador e videomaker. Co-fundador do Raizes em Movimento. Coodernador de comunicação do projeto Memórias Faveladas.