A quarta edição da Roda de Conversa, realizada pelo Raízes por meio do projeto UrbanizAÇÃO, teve como tema o direito à saúde e reuniu moradores, representantes de instituições locais e serviços públicos para debater questões essenciais para a comunidade. O encontro contou com a presença do CRAS, CAPS, Clínica da Família Valter Felisbino, Associação de Moradores do Morro do Alemão, Instituto Movimento e Vida e moradores da Avenida Central.
Coordenadora do projeto UrbanizAÇÃO, Verônica Almeida destacou a importância da participação popular nesses diálogos, que culminarão em maio com a apresentação de uma devolutiva para a comunidade. “É fundamental que os moradores estejam presentes para expor suas demandas e necessidades, sejam elas de saúde ou urbanas”, afirmou.
A reunião abordou desafios urbanos que impactam diretamente a saúde dos moradores, com destaque para os becos e Vielas da Av central , uma área severamente prejudicada. Durante o debate, foi proposta uma conversa direta com a população para tratar do descarte correto do lixo, do acúmulo de água e das condições sanitárias da região.
Flávia Cândido, agente de saúde da Clínica da Família Valter Felisbino, ressaltou que a unidade segue aberta e disponível para atender a população, reforçando o compromisso com a promoção da saúde no território.
A Roda de Conversa segue como um espaço essencial para fortalecer o diálogo entre moradores e serviços públicos, buscando soluções conjuntas para os desafios da comunidade.
O projeto é financiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, e conta com o apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR).









Favela Viva!
Autor

Co-fundador do Instituto Raízes em Movimento, coordenador de comunicação institucional