Conheça por dentro o
insttituto raizes em movimento
O Instituto Raízes em Movimento, originado da união de universitários(as) e alunos(as) do curso de EJA – Educação de Jovens e Adultos, todos residentes no Complexo do Alemão e arredores, tem desenvolvido ações socioculturais desde 2001 na região. Inicialmente concentradas em oficinas de fotografia, vídeo, graffiti, jornal comunitário e campanhas sobre temas diversos, como lixo, doenças sexualmente transmissíveis e dengue, as atividades evoluíram ao longo do tempo e novos potenciais elevaram o envolvimento com o território e, sobretudo as ações que passaram a ser prioridade.
Atualmente, o Instituto Raízes em Movimento opera a partir de duas áreas estratégicas consolidadas em programas institucionais:
> Área de Comunicação e Cultura: Programa “Circulando Diálogo e Comunicação na Favela”
O CIRCULANDO é um espaço de produção e formação em comunicação e cultura que abrange diversas linguagens, como audiovisual, fotografia, grafite e artes visuais em geral.
Um dos destaques desse eixo é o projeto FAVELADOC, que oferece formação audiovisual para jovens e, em seguida, os capacita na produção de documentários sobre o Complexo do Alemão.
Outra iniciativa importante é o evento Circulando: diálogo e comunicação na favela. Criado em 2006, o projeto é realizado anualmente pela instituição Raízes em Movimento e ocupa as ruas do Complexo do Alemão com arte, comunicação e manifestações culturais. O evento conta com a participação de diversas organizações parceiras, inclusive de outros estados.
> Área de Produção de Conhecimento: Programa “CEPEDOCA – Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão”
No âmbito do programa CEPEDOCA, foram produzidos três livros sobre o Complexo do Alemão em parceria com instituições como o IPEA e FAU/ProUrb/UFRJ. Além disso, projetos como “VAMOS DESENROLAR” e “RAÍZES LOCAIS” buscam a produção de conhecimento e memória, promovendo diálogos e construções coletivas que respeitem a identidade e a memória locais. Isso tudo ocorreu num momento importante para fortalecer ainda mais as decisões institucionais.
Toda a produção de conhecimento, mapeamento, pesquisa, relatórios, artigos, livros, vídeos e fotos sobre o Complexo do Alemão estão disponíveis no recém-lançado portal “Memórias Faveladas”, um projeto financiado pelo Ministério da Cultura e realizado em parceria com o Repositório Saberes Populares e Dicionário Marielle Franco, junto ao ICICT – Fiocruz. Este portal serve como uma plataforma de disseminação dos conhecimentos locais.
David Amen cria do complexo do alemão, jornalista, grafiteiro, ilustrador e videomaker. co-fundador do raizes em movimento. coodernador de comunicação do projeto memórias faveladas.
Sociólogo, Doutorando em Planejamento Urbano IPPUR-UFRJ Coordenador do CEPEDOCA (Centro de Pesquisa, Documentação e Memórias do CPX); Cofundador do Instituto