No último sábado, 31 de agosto de 2024, o escritor Renato Cafuzo lançou seu segundo livro infantil, “Morro do Dragão”, em um evento especial no Pontilhão Cultural, na Maré. Cafuzo, que é também designer, ilustrador e professor do curso de Design Gráfico no programa Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela do Instituto Raízes em Movimento. Cria do Morro do Timbau, Renato traz em suas obras a riqueza cultural de sua comunidade, refletida em cada página de “Morro do Dragão”.
Com uma narrativa que exalta a oralidade e a ancestralidade, o livro retrata um comovente diálogo entre avô e neta, ambos moradores do fictício Morro do Dragão. A obra presta homenagem à cultura afro-periférica e destaca a importância de preservar e compartilhar histórias e tradições. O lançamento de “Morro do Dragão” marca também a inauguração do selo infantil da Mórula Editorial (também parceiros do Raízes de longa data), e o livro já está disponível para compra no site da editora. Renato já havia lançado o livro “Moleque Piranha” (Oriki, 2023) e ilustrou obras como “Que Saudade da Minha Vó!” (Oriki, 2023) e a coleção “Griôs da Tapera” (Aziza, 2019), de Sinara Rúbia.
“Morro do Dragão” é uma narrativa que exalta a oralidade e a ancestralidade, centrada no diálogo emocionante entre um avô e sua neta, ambos moradores do fictício Morro do Dragão. A obra, que é uma homenagem à cultura afro-periférica, reforça a importância de preservar e compartilhar as histórias da comunidade. Além disso, marca o lançamento do selo infantil da Mórula Editorial, e já está disponível para compra no site da editora. Renato Cafuzo é também autor de “Moleque Piranha” (Oriki, 2023) e ilustrador de “Que Saudade da Minha Vó!” (Oriki, 2023), além de ter ilustrado a coleção “Griôs da Tapera” (Aziza, 2019), de Sinara Rúbia.
A tarde foi animada pela participação do Grupo Ujima, que trouxe contação de histórias negras e diversas atividades recreativas para as crianças. Jorge Freire, amigo do autor, foi o apresentador do evento e também a voz do avô no audiolivro, ampliando a acessibilidade da obra. Freire, entusiasta da literatura das favelas, destacou a importância de histórias que reflitam a vida e a rotina dos moradores dessas comunidades: “Quando Renato lança ‘Morro do Dragão’, recebemos um balão de oxigênio para acreditar em um futuro mais honesto com o povo periférico e preto desta cidade. É uma revolução!”.
O lançamento, que ocorreu um dia após o aniversário do autor, foi realizado justamente para celebrar no Complexo da Maré, onde Cafuzo vive e frequenta com sua filha. Ele ressaltou a importância de dialogar com o território e expressou sua alegria em lançar o livro em sua comunidade. “Esta é a minha forma de compromisso com o lugar onde moro”, afirmou.
“Morro do Dragão” nasceu da vontade de Cafuzo de continuar escrevendo sobre a favela e a infância, incorporando um elemento mágico à narrativa: o dragão. Inspirado por pesquisas sobre a figura do dragão em diferentes culturas, Cafuzo encontrou uma conexão entre o misticismo dessa criatura e a realidade das favelas, desafiando os estereótipos negativos frequentemente associados a esses espaços.
Quando perguntado sobre o que diria ao Renato criança através de seu livro, ele respondeu: “Este livro é para essa criança. O livro infantil está aqui para ocupar um momento crucial na vida de uma pessoa, a infância, e quero que essa história a inspire ao longo de toda a sua trajetória”.
O lançamento de “Morro do Dragão” foi um verdadeiro convite ao encantamento e à reflexão sobre a importância de contar e valorizar nossas próprias histórias, especialmente aquelas que nascem nas periferias.
Favela Viva.
Autores:
Fotojornalista, comunicadora popular, sambista, carioca, cria da Vila Vintém na zona oeste e atualmente moradora de Paciência, formada em Fotografia pelo Imagens do Povo e Cinema Documental pelo Cinema Nosso. Idealizadora do Portal Comunicria e integrante da equipe do Mulheres no Ritmo RJ.