O Instituto Raízes em Movimento, por meio do programa Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela, apresenta a chamada para o Ciclo de oficinas de produção Audiovisual. Uma ótima oportunidade de transformar sua forma de olhar o território que vive, aprimorar sua criatividade e se utilizar desta importante ferramenta de comunicação como um meio de expressão artística e política.
As oficinas contarão com aulas temáticas de elaboração de roteiros, captação de som, iluminação e técnicas de filmagens. Essa imersão é parte da produção do documentário “O que nos conta o Alemão” , que contará as histórias e memórias coletivas de moradores e das primeiras lideranças comunitárias do Complexo do Alemão, que iniciaram suas lutas porpolíticas públicas no ainda no início da década de 1980.
O público alvo são pessoas que já atuem com produção audiovisual, de preferência moradoras do Complexo do Alemão, bairro com 70 mil habitantes, distribuídos por 13 favelas – e diversas comunidades – e pior IDH da cidade do Rio de Janeiro. E que apresenta um quadro degradado de direitos culturais, seja no acesso aos meios de produção de conhecimento, seja na construção de sua identidade simbólica para seus moradores. A imagem do bairro representada nos meios de comunicação contribui diretamente para a redução da autoestima e estigmatização da sua população.
ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO BOTÃO ABAIXO
Favela Viva.
Autores:
A narrativa envolvente acima é trazida até você pela dedicada equipe do Instituto Raízes em Movimento. Como apaixonados defensores do fortalecimento comunitário, compartilhamos histórias autênticas e experiências inspiradoras do Complexo do Alemão, promovendo a conexão e compreensão entre as pessoas. Juntos, celebramos a resiliência, a esperança e o espírito vibrante desta comunidade incrível. Convidamos você a explorar mais sobre o nosso trabalho e a se juntar a nós nessa jornada de transformação