O Instituto Raízes em Movimento – IRM torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para contratação de prestadores de serviço para as seguintes especialidades:
- CAPTAÇÃO DE RECURSO.
- MONITORITAMENTO E AVALIAÇÃO
- ESTAGIARIA(O) EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, E;
- ESTAGIARIA(A) EM GESTÃO INSTITUCIONAL.
Ambas oportunidades são para o Projeto OBSERVATÓRIO DE POLITICAS PUBLICAS DO COMPLEXO DO ALEMÃO, durante execução das atividades previstas no Plano de Trabalho do Termo de Fomento nº 04/2024, Proposta 022848/2024 celebrado entre a Secretaria Nacional de Periferias/Periferia Viva e o Instituto Raízes em Movimento.
Obs.: O Instituto Raízes em Movimento incentiva a inscrição de pessoas negras, mulheres, PCD (pessoas com deficiência), LGBTQIA+, moradores de favelas e periferias.
SOBRE O PROJETO
O projeto tem como objeto a estruturação do Observatório de Políticas Públicas do Alemão e ações de fomento à elaboração de Planos Populares em outras favelas.
A criação do Observatório de Políticas Públicas do Complexo do Alemão visa fortalecer o Plano de Ação Popular do CPX, oferecer apoio ao desenvolvimento, por meio de formações continuadas, das organizações e agentes comunitários que compõem o Fórum Popular do CPX, fomentar a elaboração de planos populares em outras comunidades e elaborar uma plataforma de monitoramento e visualização de dados sociais, econômicos e culturais do Complexo do Alemão.
Desde 2022, o Complexo do Alemão possui uma agenda territorial popular, chamada de Plano de Ação Popular CPX, que envolve 23 organizações da sociedade civil do território. Desde sua publicização, o Fórum de Ação Popular do CPX busca incidir politicamente para concretizar as ações e políticas públicas identificadas no Plano. Até o momento, em 2024, conseguimos alguns avanços, como a criação de uma unidade do IFRJ no Complexo do Alemão, a seleção pelo NOVO PAC, obras de conjuntos habitacionais, entre outros. Com a presente proposta, buscamos fortalecer e ampliar a capacidade de ação desta rede, aumentando as incidências, formulação e monitoramento de políticas públicas.
O projeto tem como público-alvo os moradores e as organizações da sociedade civil do Complexo do Alemão e outras favelas.
O problema a ser resolvido é a falta de protagonismo das organizações comunitárias e moradores de territórios periféricos nas políticas públicas e a fragilidade de redes que se articulam em torno de planos populares em busca de reivindicação de direitos.
Espera-se como resultado a obtenção e divulgação de dados abrangentes sobre as políticas públicas que impactam o Complexo do Alemão, a consolidação e disseminação da metodologia do Plano de Ação Popular do CPX em outros territórios de favelas, aumento na capacidade institucional de incidência política do Fórum de Ação Popular do CPX, e fortalecimento das organizações comunitárias do CPX.
Conforme indicado no Manual de Referência pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), a presente proposta se relaciona aos seguintes eixos da trajetória de referência: Eixo I – Conhecimentos sobre o território periférico: leituras técnico-comunitárias; Eixo II – Fortalecimento de capacidades para planejamento e gestão territoriais; Eixo III – Agenda Territorial de Ação Popular; e Eixo IV – Gestão da Implementação da Agenda Territorial de Ação Popular.
ACESSE OS EDITAIS E TENHA MAIS INFORMAÇÕES:
