Quando falamos de mulheres associamos a vida, força e resistência. Fugindo de todos os rótulos, estigmas e lutando contra sistemas estruturais que foram responsáveis pela invisibilidade de muitas mulheres silenciadas ao longo da história.
O projeto Mulheres na Linha de Frente – CPX, realizado pelo
Instituto Raízes em Movimento e financiado pelo Fundo Canadá para Iniciativas Locais, pensou através de ações diretas em utilizar a técnica fotográfica de celular aliada à debates sobre políticas públicas para mulheres nas favelas, trazendo em encontros semanais exercícios fotográficos retratados por alunas do curso.
“Mulheres Raízes” se caracterizam por representar mulheres fortes e potentes das favelas, em especial do Complexo do Alemão. Observamos toda a essência das mulheres retratadas, seus fazeres, desafios e ações cotidianas.
Mulheres que assumem lugares importantes dentro de seus territórios, ativamente em sua rotina diária, no trabalho, dentro de casa, mulheres que sempre lutaram por suas conquistas, movimentos e sonhos.
Essa mostra de imagens busca construir narrativas mais diversas e representativas. É uma forma poderosa de celebrar as mulheres que, diariamente, enfrentam desafios e contribuem para o progresso de seus territórios.
Espero que essas fotografias inspirem reflexões e ações que promovam a igualdade de gênero e o reconhecimento da importância das mulheres em todas as esferas da sociedade.
MONARA BARRETO
Autor:
A narrativa envolvente acima é trazida até você pela dedicada equipe do Instituto Raízes em Movimento. Como apaixonados defensores do fortalecimento comunitário, compartilhamos histórias autênticas e experiências inspiradoras do Complexo do Alemão, promovendo a conexão e compreensão entre as pessoas. Juntos, celebramos a resiliência, a esperança e o espírito vibrante desta comunidade incrível. Convidamos você a explorar mais sobre o nosso trabalho e a se juntar a nós nessa jornada de transformação